Os trabalhadores que sofrem um acidente de trabalho têm sido posteriormente inspeccionados por técnicos especializadosda Dualperi-Gabinete Técnico de Peritagenscom largos anos de experiência, no mercado de seguros, especificamente em serviços de peritagem, que alegadamente trabalham para a companhia de seguros AXA.
Segundos os dados apurados, e verificados no terreno pelo SINTAP, esses profissionais têm como missão, ir á casa dos trabalhadores ou aos seus locais de trabalho para os interrogar da forma como aconteceu o acidente de trabalho, “para analisar a sua veracidade”.
Essa averiguação por parte destes técnicos, tem várias etapas, em primeiro lugar a recolha dos dados pessoais do trabalhador, em segundo o próprio trabalhador escreve num formulário como ocorreu o acidente, em terceiro levam o trabalhador ao local onde se deu o acidente para o trabalhador descrever como aconteceu o acidente, por último tiram fotografias do local e em alguns casos fotografam também as feridas ou hematomas que o trabalhador possa ter no seu corpo.
Segundo os técnicos da DualPeri que trabalham para a companhia de seguros AXA, este procedimento é desencadeado pela referida companhia de seguros mas com o total consentimento da Câmara Municipal de Almada, porque suspeitam existir acidentes de trabalho adulterados. Aos trabalhadores não foi efectuado qualquer comunicação nesse sentido.
Ora para o SINTAP isto tudo é muito estranho, e pouco ético porque não aceitamos que os trabalhadores da CMA/SMAS sejam sujeitos a este tipo de inspecções, deste clima de desconfiança, porque a haver averiguações de acidentes as mesmas devem ser feitas por técnicos da Câmara e não de fora, e se tem que haver essas averiguações por técnicos de empresas externas, que as mesmas sejam feitas com alguma dignidade e transparência e que sejam acompanhadas por técnicos do SSO.
O SINTAP não aceita esta situação, este clima de suspeita, porque como todos sabem ninguém deseja ter um acidente de trabalho, nem vai para a companhia de seguros sem primeiro passar no crivo dos serviços do SSO e portanto vai solicitar uma reunião com carácter de urgência ao Senhor Vereador Carlos Revés responsável por esta área, para esclarecer esta situação. Até lá o SINTAP alerta mais uma vez os trabalhadores que infelizmente foram alvo de um acidente de trabalho, muitas das vezes por não terem EPI ou por más condições de trabalho que se forem visitados por um destes técnicos tenham cuidado com o que dizem e com o que assinam.
0 comentários:
Enviar um comentário