Sintap contesta aumentos dos deputados

Ministra do Trabalho homenageada pela UGT (Audio)

Notícias IEFP

Festa de Natal CMA

Presidente da Câmara Municipal do Seixal não mete medo

domingo, 2 de março de 2008


No dia 15 de Fevereiro de 08, tal como estava planeado, o SINTAP – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública organizou uma acção reivindicativa á porta dos paços do concelho da Câmara Municipal do Seixal.


A jornada de luta, tinha como único objectivo obter a justa autorização para o SINTAP reunir com os trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal.


A nossa presença provocou várias reacções negativas por parte da Câmara, nomeadamente na pessoa do Senhor Presidente, que não hesitou publicamente, em plena sessão de Câmara, ameaçar-me e ofender-me, por ser o responsável da acção.


Já a senhora vereadora Corália Loureiro, preferiu de forma educada responder á questão colocada pelo Vereador do Partido Socialista, explicando que “o SINTAP não tem delegados sindicais na estrutura da Câmara, apenas uma quantidade muito diminuta de trabalhadores inscritos”.

Por acaso não tem. E sabe porquê Senhora Vereadora?


Porque infelizmente os Senhores (a) da maioria que Governam a Câmara não gostam muito de nós, porque o SINTAP é filiado na UGT e preferem relacionar-se com outra força sindical, e assim os trabalhadores da Câmara do Seixal nossos associados ou aqueles que se identificam com a nossa acção que poderiam exercer o cargo de delegados sindicais receiam não ter condições para exercerem a sua função em segurança e liberdade.

Quanto ao número de trabalhadores inscritos no SINTAP, como pensa que sabe o número? Andou a verificar na base de dados dos recursos humanos da autarquia quem é ou não associado no SINTAP?


Quero a informar que essa afirmação de saber o número exacto nunca pode ser correcta. Porque á forma dos trabalhadores se sindicalizarem sem o patrão saber, aliás 2 delas foram criadas para os casos em que os patrões molestam os trabalhadores que se sindicalizam, assim os trabalhadores sente-se menos controlados e mais livres, por exemplo.
- O pagamento da sua quota mensal via transferência bancária
- Dinheiro
Assim o patrão nunca sabe se o trabalhador é ou não é sindicalizado, porque nada aparece no recibo do vencimento.


O que nos leva a crer com a sua resposta é que os Senhores na Câmara Municipal do Seixal fiscalizam quem é ou não é sindicalizado e a qual sindicato pertence.


Exma. Senhor Vereadora “hoje em dia ser se sindicalizado é um acto de coragem”, não são palavras minhas, são palavras proferidas ainda este mês por um sindicalista, que provavelmente da sua preferência o líder da CGTP.

Quanto ao facto de a Senhora Vereadora remeter a sua resposta para o artigo 397 do Código de Trabalho, “onde é referido que as reuniões têm de ser convocadas pela Comissão Sindical representativa” a Senhora sabe não é verdade.


Porque a Senhora sabe tão bem como eu, que nem todas as autarquias deste país têm a funcionar dentro da sua estrutura comissões sindicais, e que não impedem os sindicatos de fazerem plenários com os trabalhadores sempre que consideram importante reunir os trabalhadores para os informar.


Também quero a informar melhor, sobre a convocação dos plenários. Sempre que os sindicatos convocam um plenário, o mesmo não é para os trabalhadores X ou Y, podem participar no plenário todos os trabalhadores, sindicalizados ou não, independentemente do seu vínculo contratual, é para todos, sem excepção

Quanto ás ofensas proferidas pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal do Seixal dirigidas á minha pessoa, e ao SINTAP não merecem qualquer comentário.


Apenas referir que estes tipos de comportamento, parece que estão moda, fazem multiplicar a venda de livros, ou abertura de noticiários como o caso do comentador desportivo agredido.
Aliás não é novidade esse tipo de comportamento, por parte do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Seixal porque ele reage de forma agressiva e descontrolada, sempre que alguém discorda com ele, ou que simplesmente não lhe seja submisso.


Mas uma coisa garanto, aos muitos munícipes do Seixal que nos apoiam na nossa luta e aos trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal, que não nos deixamos intimidar, e que se não deixarem reunir o SINTAP com os trabalhadores, voltaremos a estar á porta da Câmara Municipal do Seixal em Março.


Dirigente Regional do SINTAP


Aníbal Moreira

0 comentários: