Sintap contesta aumentos dos deputados

Ministra do Trabalho homenageada pela UGT (Audio)

Notícias IEFP

Festa de Natal CMA

Trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal não vão progredir na sua carreira como deviam, por negligência da autarquia!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008


Como é do conhecimento público, particularmente dos trabalhadores da administração pública as progressões na carreira só vão acontecer, segundo um processo de avaliação.

Assim para haver progressão em 2008 tem de estar finalizado o processo de avaliação de desempenho de 2007. Segundo a lei n.º66-B/2007 de 28 de Dezembro, tal processo começa em Janeiro e estará concluído em Março Se houver reclamações terminará em período posterior.

Em causa está a nova Lei dos Vínculos, Carreiras e Remunerações (LVCR), segundo a qual a progressão/mudanças de posição remuneratória, se opera segundo dois mecanismos:

- Primeiro, a obtenção consecutiva de duas classificações de desempenho máximas, três imediatamente inferiores ou cinco inferiores a estas. Assim, para haver progressão/mudanças de posição remuneratória segundo este mecanismo, é preciso aguardar pela avaliação do último ano.

Isto é: em 2008, tem de se aguardar pela avaliação de 2007 (como se já disse, a terminar em Março); segundo, a obtenção de 10 pontos resultantes da avaliação de desempenho atribuídas em anos anteriores (3 pontos por cada menção máxima, 2 pontos por cada menção inferior à máxima, 1 ponto por cada menção inferior à anterior).

Como resulta da LVCR, são relevantes as avaliações de desempenho atribuídas desde 2004. Assim, mesmo que um funcionário tenha em 2004, em 2005 e em 2006 as classificações máximas (correspondentes no total a 9 pontos) terá de ter avaliação de 2007 para atingir os 10 pontos necessários para ocorrer progressão/mudança de posição remuneratória. E, repete-se, o processo de avaliação que terminará em Março, se não houver impugnações.
Por isso mesmo, «só quando estiver finalizado o processo de avaliação dos desempenhos de 2007 se poderão operar progressões/mudanças de posição remuneratória».

Este processo pode parecer complicado, mas não o é, se for devidamente cumprido, coisa que parece que a autarquia Seixalense não fez.

Subsistem trabalhadores com classificações de serviço em atraso referentes aos anos de 2004; 2005, por outro lado a autarquia decidiu não atribuir nota em 2006 aos seus trabalhadores. Esta decisão voluntarista de não avaliar os trabalhadores é altamente penalizadora para os trabalhadores.

Conclusão:

Feitas as contas, os trabalhadores poderiam progredir na sua carreira em 2008, mas devido á negligência da Câmara Municipal do Seixal, só vão progredir na sua carreira em 2009 ou mais certo em 2010!

Tudo por culpa da Câmara Municipal do Seixal e não do governo!

0 comentários: